sábado, 14 de julho de 2012

DISCOGRAFIA BLAZE BAYLEY


Blaze Bayley (Birmingham, Inglaterra, 29 de Maio de 1963) é um dos vocalistas de heavy metal mais famosos do mundo. No início de sua carreira cantou no Wolfsbane, posteriormente no Iron Maiden, e atualmente sua banda se chama 

Blaze Bayley

Blaze não era um vocalista mundialmente conhecido quando integrava a banda Wolfsbane (1985-1994), a qual nunca chegou a sair do underground, mesmo tendo lançado o excelentes álbuns, ao exemplo de "Live Fast, Die Fast" (1989) e Wolfsbane (1994).
Em 1994 Blaze Bayley foi escolhido para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden. Logo após ser admitido na banda, sofreu um acidente de motocicleta que lesionou gravemente seu joelho, o que fez com que o início da turnê do primeiro disco que gravara com o Iron Maiden (The X Factor), fosse adiada. Mesmo após o período de recuperação, Blaze não podia se movimentar muito em razão da mencionada lesão.
O lançamento do referido álbum "The X Factor" ocorreu em 1995. Neste disco Blaze atingiu ótimas performances vocais, além do que a música Man on the Edge, de sua autoria, fez sucesso mundial. Porém, a recepção a ele e ao novo álbum não atingiu as expectativas da banda.
Em 1998, se iniciaram as gravações do disco "Virtual XI", e apesar da gravação de canções que se tornaram clássicos da banda - como futureal e the clansman -, a recepção ao álbum foi majoritariamente negativa. Em 1999, Bruce Dickinson, voltou para a banda fato e, consequentemente, Bayley foi demitido.Logo após a demissão, Bayley decidiu seguir em carreira solo. Então, realizou um concurso para selecionar os novos membros de sua banda. Músicos de vários países enviaram tapes, mas Bayley optou por músicos britânicos de extrema competência. Com os músicos selecionados, em meados de 1999, começaram a compor material para o álbum de estreia.
Em maio de 2000, foi lançado o primeiro trabalho solo da banda, intitulada simplesmente Blaze. Tratava-se do álbum Silicon Messiah, cuja temática envolve a inteligência artificial e o mundo do silício. Suas características marcantes são as guitarras pesadas, a bateria direta, baixo de primeira linha e Blaze no vocal. Alguns críticos chegaram a eleger como um clássico de todo o Heavy Metal. A banda era formada, além de Blaze, por John Slater e Steve Wray nas guitarras, Rob Naylor no baixo e Jeff Singer na bateria. A gravadora foi a alemã SPV Records.
Em 2002 Blaze lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Tenth Dimension. O nome do disco e as letras das músicas estão diretamente ligadas ao estudo dafísica quântica e ao conhecimento secreto que cientistas e autoridades possuem sobre o mundo em que vivemos. Para o disco, os homens não conhecem a realidade, que é camuflada por um discurso retórico.
Em 2003, após grande sucesso na Europa, Blaze decidiu gravar seu 1º álbum ao vivo, intitulado As Live As It Gets (2003), cujas músicas foram gravadas em shows realizados na Inglaterra e na Suíça.
Em dezembro de 2002,depois dos shows que gravaram para o álbum ao vivo, o baterista Jeff Singer deixou a banda, sendo substituído por Phil Greenhouse. Em março de 2003 o baixista Rob Naylor saiu da banda, sendo substuído por Wayne Banks. Em junho, o baterista Phil Greenhouse interrompe suas atividades com a banda, então entra Jason Bowld.
Em abril de 2004 o álbum Blood & Belief é lançado. O disco é uma autobiografia das dificuldades suportadas por Blaze, em relação a sua vida pessoal: separação da esposa, demissão de músicos da banda, problemas com o produtor, entre outros acontecimentos. Nas músicas Blaze contou como os problemas aconteceram e como os superou. O baterista Jason Bowld após gravar a bateria do álbum sai e entra Dave Night para a turnê. O clipe da música Hollow Head foi gravado na casa de Blaze.
Nos anos de 2004 e 2005 a formação da banda estava sendo constantemente alterada. Em julho depois de alguns shows para promoção do álbum Blood and Belief, foi anunciada a saída dos dois últimos membros originais, os guitarristas John Slater e Steve Wray. O baterista Dave Night e o baixista Wayne Banks comunicam o desligamento da banda.
No ano de 2007, Blaze gravou o DVD Alive in Poland, com a banda constituída pelos guitarristas Rich Newport e Nick Bermudez, o baixista Dave Bermudez e o baterista Rico Banderra. Essa formação fez apenas 4 shows, em junho, Blaze rompe com o empresário e com o baterista. Em novembro é anunciada a saída do guitarrista Rich Newport. Entra também o baterista Lawrenve Paterson.
Em 2008, com uma nova empresária, que era sua esposa Debbie, e com os novos integrantes, Blaze lançou o álbum The Man Who Would Not Die, de forma independente, com seu próprio selo (gravadora), a fim de ter mais liberdade em seu trabalho e menos pressões externas. Este disco gerou grande repercussão no mundo todo, e foi considerado pela crítica um dos melhores lançamentos dos últimos 10 anos do Heavy Metal. Os integrantes da banda que participaram da criação deste disco foram Nick Bermudez e Jay Walsh nas guitarras, Dave Bermudez no baixo e Lawrence Paterson na bateria.
Em julho, Debbie, a esposa e empresária de Blaze é diagnosticada com cancer no cérebro, a qual morreu no dia 27 de setembro de 2008.
Ainda em 2008 foi gravado o DVD "That Night Will Not Die".
Em fevereiro de 2010 foi lançado o disco Promise and Terror. A formação dos músicos é a mesma. Houve uma promoção de lançamento do disco na Grécia. A turnê para divulgação do disco se iniciou no mês de fevereiro. Blaze Bayley mostra que está mais vivo do que nunca e esbanja vigor nas apresentações ao vivo. No meio da turnê Larry Peterson deixou a banda, o qual foi substituído por Claudio Tirincanti. Ainda em 2010 Blaze participou do projeto Soulspell metal ópera um projeto brasileiro liderado pelo baterista Heleno Vale, Blaze interpretou o Dark prince no álbum The Labyrinth of Truths gravando algumas faixas para o CD e já está confirmado para o próximo álbum do Soulspell...

fonte(leia mais): wikipedia

Informações:
Gênero: Heavy Metal
Periodo de atividade:1985-Atualmente
Origem: Reino Unido

Discografia Blaze Bayley Solo:










Discografia Blaze Bayley com o Wolfsbane:

Wolfsbane - Live Fast Die Fast

Wolfsbane - All Hell's Breaking Loose Down at Little Kathy Wilson's Place



Wolfsbane - Wolfsbane

Discografia Blaze Bayley com o Iron Maiden:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.