quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Discografia The Cranberries


Foto de The Cranberries

A história do Cranberries começou em 1990, na Irlanda, mas logo depois, o grupo Cranberries Saw Us, formado pelos amigos Noel Hogan (guitarra), Michael Hogan (baixo) e Fergal Patrick Lawler (bateria e percussão) ficou sem o vocalista Niall, que resolveu seguir outros rumos. Antes de sair da banda, porém, indicou uma amiga da namorada para ficar em seu lugar. Era Dolores ORiordan, que cantava desde os três anos de idade e estava à procura de uma oportunidade.
O grupo marcou um ensaio com ela para ver se gostavam do seu estilo. Dolores, uma adolescente que ainda freqüentava a escola, entrou com seu teclado e, pouco tempo depois, não havia dúvidas de que ela era a pessoa que faltava. A primeira música de sucesso da banda, Linger, composta por eles mesmos, que se tornou mais tarde o maior hit da carreira do grupo.

Foto de The Cranberries — This photo must have been shot in the beggining of the post "The Cranberry Saw Us" era. It probably captured the time of the "Uncertain" release.

O primeiro show foi em setembro do mesmo ano. Logo no início, a parceria nas composições de Dolores e Noel aflorou. Elas entraram na primeira demo, com seis canções, que foram distribuídas para algumas gravadoras e selos. Em 1991, a Island Records se interessou pelo material e fechou um contrato que previa o lançamento de seis discos do grupo.
Com novo nome, Cranberries, a primeira atividade foi uma turnê britânica. Logo estavam nos Estados Unidos para a primeira apresentação do outro lado do Atlântico. Em outubro de 1991, o grupo lançou quatro músicas no disco Incertain.
O início do ano seguinte foi dedicado a achar um estúdio onde pudessem produzir o disco de estréia, mas não estavam conseguindo dar vida às primeiras músicas. Eles decidiram, então, procurar um novo produtor e chamaram Stephen Street, do The Smiths. O primeiro single a ficar pronto foi Dreams, que não passou pelas mãos de Stephen, recebeu elogios da crítica, mas não fez muito barulho entre os fãs.
Em 1993 saiu o segundo single, Linger, que repetiu o mesmo desempenho do anterior, chegou apenas à 74º posição britânica. Em março, o esperado disco de estréia chegava às lojas, Everyone Is Doing It, So Why Cant We?. O reconhecimento do público e da crítica chegou aos poucos, enquanto o grupo fazia turnês pela Europa e Estados Unidos. Um ano após o lançamento, o disco atingiu o topo da parada britânica e depois conquistou os norte-americanos.

Foto de The Cranberries

A partir daí, tanto a crítica quanto o público, estavam à espera de um trabalho que fosse tão bom quanto o primeiro, mas os integrantes eram muito novos, tinham entre 16 e 18 anos e Stephen Street foi chamado novamente. Embalado pela música Zombie, o segundo disco No Need To Argue saiu em outubro de 1994 e foi um tremendo sucesso. O clipe da música ganhou o MTV Video Music Award, e o álbum vendeu três vezes mais que o primeiro. O grupo saiu em turnê mundial no final do ano.
O ano seguinte não podia ser diferente, foram capa da Rolling Stones e convidados a gravar o MTV Unplugged. Ocupados ainda com a turnê, que terminou em setembro de 1995, o grupo tirou algumas semanas de folga antes de pensar no próximo disco. A mudança ficou na produção, com a saída de Stephen e a entrada de Bruce Fairbairn, que havia trabalhado com Aerosmith e Bon Jovi e acrescentou um pouco de rock norte-americano ao estilo da banda.
As letras do To The Faithful Departed refletiam o que o grupo passava, o cansaço e a falta de tempo para a vida pessoal. Naquela altura, o álbum de estréia tinha vendido seis milhões de cópias, e o segundo, o dobro. Uma turnê com 100 shows marcados o aguardavam, quando em uma apresentação em maio de 1996, Dolores machucou o joelho e a primeira parte da turnê precisou ser cancelada.
Eles decidiram tirar folga o resto do ano. Afinal, eram seis anos direto na estrada ou nos estúdios. Cada um cuidou de sua vida pessoal, um deles abriu um restaurante, outros se casaram e Dolores engravidou no início de 1997. Os boatos de que a banda tinha acabado logo surgiram, mas naquele mesmo ano, o grupo voltou a se reunir e a compor novamente. Sem o mesmo ritmo alucinante de antes, o disco, Bury the Hatchet só ficou pronto no final de 1998.

Foto de The Cranberries

A turnê aconteceu no ano seguinte, após dois anos longe dos palcos. A carreira do grupo voltou ao normal, mas tudo era feito sem pressa. Os integrantes estavam preocupados também em cuidar da família que estavam construindo e uma nova pausa foi necessária porque Dolores engravidou novamente. O quinto disco, Wake Up and Smell the Coffee, chegou em 2001.
Sem disco com canções inéditas previsto, o grupo lançou um especial em 2002, Stars - The Best of 1992 - 2002, onde foram reunidas 17 canções que marcaram o sucesso do grupo, mais três bônus, entre elas, duas inéditas. O disco foi produzido por Stephen Street, Bruce Faribairn e Benedeict Fenner.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.